+
(M
ais) PAI pretende ser um espaço de reflexão, de partilha de experiências, de esclarecimento de dúvidas mas,
acima de tudo, um incentivo para que nós, PAIS, de todas as idades, raças e credos, sejamos cada vez
mais (+) Presentes, mais (+) Activos, mais (+) Informados, na educação dos nossos filhos.
Acompanhar de perto e intervir da melhor forma no desenvolvimento saudável dos nossos descendentes.
Protege-los quando necessário mas dar-lhes tempo e espaço para brincar e
sonhar.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ninguém me pára!

O rapaz não pára de crescer!
À conta disso, e por mais que uma vez, já aconteceu termos roupa guardada pensando que ainda lhe era grande e, quando resolvemos vestir-lhe a mesma quase já lhe fica pequena.

Mas não é só no tamanho que se nota o crescimento, também ao nível do desenvolvimento é bem evidente.

Relativamente aos movimentos já se vira facilmente de um lado para o outro, embora ainda não rebole. Não muda, para já, da posição de deitado de costas para a posição de barriga para baixo mas, quando o ajudamos a virar, já suporta a cabeça e tolera bem essa posição (até acompanha o movimento de objectos e demonstra vontade de os querer alcançar).

Na hora do banho, adora chapinhar com as pernas na água... chegando por vezes a dar banho também aos pais! O pior (pelo menos mais perigoso, se não estivermos atentos) é que ele, também na banheira, se tenta virar de lado, e vira-se mesmo, agarrando-se à borda da banheira. Claro que rapidamente o volto a colocar direito, mas ele é persistente.

As mãos continuam a ser o seu "roedor" preferido, apesar de já lhe ter comprado um "gelado" para ele roer e coçar as gengivas, e insistir para ele o utilizar, colocando-lho nas mãos. Mas o rapaz só agarra o que quer, quando quer, para logo de seguida enfiar na boca. A sua coordenação mãos-olhos está assim numa boa fase de evolução.

A sua compreensão está a aumentar e demonstra perceber a sequência das diferentes rotinas, através dos movimentos do seu corpo. Quando o vamos levantar da cama ou tirar da cadeira auto, já se antecipa e começa e erguer as costas. Também na hora do banho, assim que ouve a água a correr, agita os braços e pernas frenéticamente, enquanto exibe um sorriso (desdentado, como nós carinhosamente apelidámos) contagiante.

Realmente, agora ninguém o pára mesmo... pelo menos deitado! Só quer estar sentado, seja ao colo, seja no sofá... mesmo sem apoio aguenta-se cada vez melhor!

Está a ficar um "homenzinho"...
Amanhã vamos a mais uma aula no Gymboree!!

Sem comentários:

Enviar um comentário