+
(M
ais) PAI pretende ser um espaço de reflexão, de partilha de experiências, de esclarecimento de dúvidas mas,
acima de tudo, um incentivo para que nós, PAIS, de todas as idades, raças e credos, sejamos cada vez
mais (+) Presentes, mais (+) Activos, mais (+) Informados, na educação dos nossos filhos.
Acompanhar de perto e intervir da melhor forma no desenvolvimento saudável dos nossos descendentes.
Protege-los quando necessário mas dar-lhes tempo e espaço para brincar e
sonhar.

sábado, 28 de novembro de 2009

Mais, Quero Mais!

Depois de lhe termos iniciado a sopa por volta dos 5 meses, a fruta cozida 2 semanas mais tarde, heis que chegou o momento de lhe dar mais qualquer coisa.

É que o sucesso com as ementas anteriores foi tanto que, o moço, não só já abre bem a boca quando vê a colher (seja com sopa, seja com a fruta), como resmunga se se demora um pouco mais a dar-lhe a colherada seguinte. Por vezes, ainda estou a verificar a temperatura antes de lhe dar, e ele já está chateado por eu demorar tanto.

Apetite não lhe falta! Parece que nisso sai ao pai.

No passado dia 24, ao completar os 6 meses, presenteámo-lo com a sua primeira papa, na última refeição da noite (para ver se ele dorme mais um pouco... e nós também, claro).

Começou com uma papa láctea, sem glúten, de arroz e... apesar do estranhar inicial, à segunda colher já estava a adorar! Mais uma vez, tive de ser lesto a preparar cada colherada, pois o moço depois de "engrenar" só para quando o "pipo" (este é o termo carinhoso que nós damos à sua "pança" no final destes repastos) estiver atestado.

Entretanto mantemos a sopa ao meio-dia, cujos ingredientes vamos variando a cada 3-4 dias, também já lhe damos fruta natural, e as restantes refeições são de leite materno!

Claro que agora, o moço já tem de se "esforçar" um pouco para eliminar aquilo que o seu intestino não digeriu... pelo que estamos a ponderar oferecer-lhe alguns líquidos além do leite, para que não seja tão difícil para ele. Porém, é perfeitamente normal que as fezes fiquem mais sólidas, quando se introduzem alimentos mais sólidos nas ementas diárias.

E assim vai a diversificação alimentar do nosso filhote. Para já, sem queixas de maior.

Sem comentários:

Enviar um comentário