+
(M
ais) PAI pretende ser um espaço de reflexão, de partilha de experiências, de esclarecimento de dúvidas mas,
acima de tudo, um incentivo para que nós, PAIS, de todas as idades, raças e credos, sejamos cada vez
mais (+) Presentes, mais (+) Activos, mais (+) Informados, na educação dos nossos filhos.
Acompanhar de perto e intervir da melhor forma no desenvolvimento saudável dos nossos descendentes.
Protege-los quando necessário mas dar-lhes tempo e espaço para brincar e
sonhar.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

9 Meses e 1 Dia - O dia DD!

Hoje foi o Dia DD para o nosso filho! O Dia em que primeiro Dente Decíduo "viu a luz do dia".
Começou a romper o primeiro dente de leite do Rafael!
Quem deu por ela foi o avô materno, enquanto brincava com o neto. Porém, foi a mamã que o viu pela primeira vez.

Com a erupção do primeiro dente, inicia-se mais uma fase, importantissima por sinal, para o bom desenvolvimento do nosso filhote. Ao contrário do que muitos pais possam pensar, a dentição decídua, temporária ou de leite, conforme lhe queiram chamar, é tão importante para um crescimento saudável, como qualquer outro orgão ou sistema do corpo.

Além da função óbvia que consiste na alimentação, esta dentição é também responsável pela correcta formação da face, bem como de manutenção do espaço para a dentição permanente.

Desta forma, é essencial uma boa higiene oral, desde o aparecimento do primeiro dente, por forma a prevenir cáries e outros problemas dentários.
Assim que se dá a erupção do primeiro dente, deve iniciar-se a escovagem do mesmo, seja com uma dedeira ou uma escova macia adequada para o efeito.

Nesta fase, não é necessário utilizar qualquer tipo de pasta dentífrica, apenas a limpeza dos dentes será suficiente. Mais tarde, quando for mais crescido, e já conseguir controlar a deglutição, já poderemos usar um pouco de pasta com menos flúor (apropriada para crianças), incentivando-o sempre a não engolir no final da escovagem.

Nas semanas que antecederam esta tão esperada chegada, o Rafael andou muito irritado e por vezes fez febre. São situações normais e que poderão estar (in)directamente ligadas à erupção dos dentes decíduos. Para aliviar o sofrimento dos pequenos, podem-se usar aneis de borracha, refrigerados de preferência, dedeiras para esfregar as gengivas, ou géis. Nós ficamo-nos pela primeira opção, se bem que ele depois resolve com o que tiver mais à mão para roer...

Agora é que se vão mesmo acabar as mamadas... se ele antes já conseguia magoar a mãe, imaginem agora... não é fácil ser mãe.

Se quiserem saber mais sobre saúde oral na infância, espreitem aqui.

1 comentário:

  1. Espectáaaaaculo!!! ;-) Finalmente saíste da condição de desdentado!!... :-D BOOOA! Mas agora, Exmo. Sr. Rafael, cuidado com essas dentadas! :-)

    Beijinhos pra todos!

    ResponderEliminar