+
(M
ais) PAI pretende ser um espaço de reflexão, de partilha de experiências, de esclarecimento de dúvidas mas,
acima de tudo, um incentivo para que nós, PAIS, de todas as idades, raças e credos, sejamos cada vez
mais (+) Presentes, mais (+) Activos, mais (+) Informados, na educação dos nossos filhos.
Acompanhar de perto e intervir da melhor forma no desenvolvimento saudável dos nossos descendentes.
Protege-los quando necessário mas dar-lhes tempo e espaço para brincar e
sonhar.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O que eu já sei fazer!

Completos que estão os seus primeiros 4 meses de vida (ou como a mãe gosta de dizer, 4 aninhos pequeninos), o nosso rapaz não pára de crescer e de aprender novos "truques".

Para além de continuar a meter a mão na boca, para coçar as gengivas cada vez mais duras (ainda sem dentes a romper, mas igualmente "traumáticas" para os mamilos maternos), agora também já as usa para outros fins.
Inicialmente, as mãos fechavam-se quando sentiam algo na sua palma e agarravam o objecto, tratando-se apenas de um reflexo de preensão.

Neste momento o rapaz já "deita a mão" a tudo o que está ao seu alcance e fica muito contente com isso. Gosta de agarrar e puxar para si, quer sejam os toalhetes quando lhe vamos trocar a fralda, quer seja a roupa para vestir ou a fralda de pano que o tapa quando está na espreguiçadeira. Neste último caso, chega mesmo a cobrir a face com ela e depois fica aflito (é o instinto de sobrevivência a actuar, para evitar a asfixia, e nessas alturas temos mesmo de ajudá-lo).

O controlo da cabeça também melhorou, sendo capaz de a manter direita, durante mais tempo e sem apoio, quando está ao colo. Recentemente, depois de uma birra por não querer estar deitado, nem na cama nem na espreguiçadeira, sentei-o no sofá e... calou-se. Mesmo sem almofadas nem apoio dos lados, aguentou-se direitinho uns bons minutos. Até deu para filmar para depois mostrar à mãe.

Quando está feliz o rapaz já profere umas gargalhadas, mas quando depois tentamos que ele repita a gracinha... já não faz. Parece que só dá as gargalhadas quando quer e lhe apetece. Faz ele muito bem, que isto de ser engraçado não pode ser forçado... é quando se sente vontade!

1 comentário:

  1. É impressionante a rapidez com que a roupinha vai deixar de servir ao nosso Rafael... em breve vai deixar de caber deitado no vosso colo! :-)
    Já começou, pois, a fazer coisinhas à sua medida... e fará muitas coisas mais nos próximos meses, que para ele vai ser uma autêntica aventura: as primeiras grandes gargalhadas, o primeiro dentinho, rebolar, gatinhar e depois...pôr-se de pé e... aquele primeiro pequeno grande passo!! ;-)
    Claro que sei que sabem e esperam todos estes seus passos... E também sei que vão se sentir muito felizes ao apreciarem todas estas primeiras vezes na vida do vosso Filho... Por isso, na sua longa caminhada, mostrem essa felicidade ao vosso pequenino! Mostrem como se sentem orgulhosos pelos seus progressos!! Mostrem sempre... ao longo do seu crescimento enquanto Pessoa!
    Toda a alegria recordada dura para sempre!!!

    ResponderEliminar